Pesquisa envolve descoberta, curiosidade, espírito investigador e contato com pessoas, para escutar e conversar
Pesquisar nos permite estabelecer uma conexão com o mundo real, com a profissão, com as relações e o ambiente de trabalho e com o conteúdo publicitário.
Na pesquisa, interagimos com cidadãos, consumidores, profissionais, docentes, discentes e outros pesquisadores, a fim de investigar questões éticas e dilemas morais envolvidos na atividade publicitária, que os afetam em diferentes instâncias.
Produção de conhecimento
A pesquisa é fundamental para nossas atividades de ensino e de extensão. Está inserida nas práticas de formação e investigação acadêmicas e em estratégias didáticas em sala de aula. Além, é claro, de fazer parte de projetos de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses.
QUEM
PESQUISA?
No Opetic, as atividades de pesquisa são desenvolvidas por docentes-pesquisadores em conjunto com estudantes de pós-graduação e de graduação. Para os estudantes é um período para se familiarizarem com a pesquisa científica e seus processos, que envolvem:
- ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS
- DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
- ESTUDOS TEÓRICOS
- OBSERVAÇÃO EMPÍRICA
- DISCUSSÕES METODOLÓGICAS
- COLETA DE DADOS
- ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS
COMO
PESQUISAMOS?
POR QUE
PESQUISAMOS?
Esses são os objetivos das nossas pesquisas:
- Mapear o estado atual da ética no trabalho publicitário
- Conhecer como questões da ética, da moral e da legislação publicitárias são problematizadas nos processos comunicativos de produção publicitária
- Compreender a atuação do publicitário nas mediações do consumo
- Contribuir para a formação crítica de consumidores/cidadãos e de profissionais
- Contribuir para a adoção de práticas cidadãs no consumo e na produção do discurso publicitário
NOSSA
PESQUISA ATUAL
"Ética Profissional: a atividade publicitária em julgamento"
Para observar o comportamento ético de profissionais de publicidade no processo de tomada de decisão, criamos nosso protocolo multimetodológico. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental combinadas com a pesquisa de campo, executada em três etapas: