
LITERACIA


Atividades do Projeto Integrador em Publicidade - I, do Curso de Publicidade e Propaganda da FABICO/UFRGS
O Projeto compreende a integração de conhecimentos teóricos e práticos de duas disciplinas: “Direção de Arte” e “Persuasão e Ética no Consumo”, com carga-horária de 120h, sendo 40h de ensino e 80h de extensão. Seu propósito é desenvolver produtos da comunicação persuasiva e educativa a partir de problemáticas identificadas junto à comunidade e em ambientes de consumo, a fim de promover a educação para o consumo.
Conheça alguns resultados de nossos trabalhos
A cada semestre, os(as) discentes do segundo semestre do Curso trabalham com crianças, adolescentes e jovens frequentadores de uma Escola ou Instituição de acolhimento de Porto Alegre, sob a orientação das Professoras Flavia Athaíde Pithan e Mariângela Machado Toaldo. As atividades envolvem pesquisas teóricas e em ambientes de consumo; dinâmicas e discussões coletivas com os alunos/participantes e com os orientadores pedagógicos da Escola/Instituição. Adotamos a literacia como uma forma de abordar esse público por meio da produção de um produto comunicacional educativo.
A ideia é oferecer orientações para que crianças, adolescentes e jovens exerçam atividades de consumo mais conscientes; identifiquem formas de comunicação persuasiva; compreendam como a publicidade se mescla a outros conteúdos para estimular o consumo de maneira indireta; analisem conteúdos persuasivos, produtos, serviços e marcas de forma crítica e façam escolhas responsáveis.