Ética

E a Ética na relação Publicidade e Consumo?

O consumo e a publicidade têm como pano de fundo a interação social entre os indivíduos, o que nos obriga a pensá-los sob as perspectivas da ética e da moral.  

Promover a socialização entre os indivíduos é um processo. Aprender e/ou compartilhar o que se vive, experimentar diferentes escolhas e gostos, revelar valores e princípios são apenas algumas formas de vivenciá-lo. 

Qualquer proposição que se faça e que interfira na vida em comum, mesmo em momentos efêmeros e não contínuos, requer pensar no que se produzirá em relação ao outro – seja conhecido ou desconhecido – por meio de relações diretas ou indiretas, pessoais ou impessoais, individuais ou coletivas. 

Consideramos a condição mediadora que cada pessoa exerce no meio em que vive, como afeta o outro e como é afetada, no âmbito físico, subjetivo e emocional. 

Por meio da Ética, refletimos sobre como a circulação, o consumo e a (re)produção de sentidos afetam os indivíduos e como estimulam que estes se afetem mutuamente.

 

Como a ética e a moral contribuem em nossos estudos?

No Opetic, nosso foco é investigar a ética na perspectiva do estudo do comportamento moral dos indivíduos e das organizações na sociedade. 

Nosso cenário de investigação é a publicidade, tanto como atividade (em seu processo produtivo) quanto produto que origina (anúncios, campanhas, conteúdos, marcas). 

Seguimos as orientações de Drumwright e Murphy (2009), para quem a ética publicitária envolve questões que podem ser agrupadas em duas grandes áreas indissociáveis: 

  • Mensagem: criação e disseminação; 
  • Negócio publicitário: organizações e profissionais que lidam com os processos de gestão da atividade publicitária. 

Drumwright (2012) indica que o comportamento ético no trabalho publicitário deve ser estudado em três níveis (Multi-level theory): 

Micro

Meso

Macro

Analisa posturas morais dos profissionais.

Envolve clima ético e cultura organizacional das corporações envolvidas na publicidade e sua relação com a sensibilidade moral dos publicitários.

Estuda efeitos da publicidade na sociedade.

A ética no trabalho em publicidade envolve observar os parâmetros que orientam o processo de tomada de decisão, o qual inclui o planejar, criar, produzir e colocar em circulação o produto publicitário.

Sobre a ética nos produtos da publicidade, ou seja, conteúdos e mensagens em suas mais diferentes formas de expressão e formatos de veiculação, interessa-nos analisar questões morais e legais neles presentes. Dilemas que, de uma forma ou outra, envolvam seu consumidor, a concorrência, os demais pares do setor e a sociedade como um todo. Significa ponderar sua consonância com os benefícios para a vida em comum nos cenários em que se inserem.