
APRESENTAÇÃO


OBSERVATÓRIO DE PUBLICIDADE E ÉTICA NO CONSUMO
O Observatório de Publicidade e Ética no Consumo (Opetic) é um espaço de informação, conhecimento e reflexão crítica sobre questões éticas na publicidade brasileira nos contextos de consumo.
Nosso propósito é promover a educação ao consumo e estimular comportamentos éticos e conscientes. Analisamos conteúdos publicitários em circulação e os processos que envolvem sua criação.
Observamos e problematizamos as múltiplas dimensões da atividade e da promoção publicitária de produtos, serviços, conteúdos e marcas, para compreender as suas complexidades.
O Opetic tem natureza acadêmica e interdisciplinar, sendo vinculado ao:
- CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (FABICO/UFRGS)
- CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)
- CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
Todos os materiais aqui disponibilizados são produzidos por professores e estudantes dessas instituições. Não possuímos vínculo com nenhuma organização de iniciativa privada.