



Com quais concetios trabalhamos no OPETIC?
Trabalhamos a partir de conceitos que permitem aglutinar temas que nos interessam e que contribuem para a produção do conhecimento científico na área de Publicidade e Propaganda.
Nosso foco está relacionado com:
- PUBLICIDADE
- ÉTICA
- CONSUMO
- PEDAGOGIA DO CONSUMO
- LITERACIA
PUBLICIDADE

Como pensamos a Publicidade?
Entendemos que publicidade é persuasão – comunicação persuasiva de marcas, bens, serviços e conteúdos.
Abordamos desde seus formatos mais tradicionais até suas formas de expressão mais diferenciadas, muitas vezes indiretas e difíceis de reconhecer.
Formatos tradicionais seriam, por exemplo: anúncios; filmes; spots; cartazes; folders; banners; ponto de venda; embalagens; rótulos etc. Hoje, há novos pontos de contato com consumidores: advertainment; gamificação; transmedia storytelling; mobile marketing; branded content; influenciadores digitais; creator culture; mobiliário urbano, entre tantos outros.
Essa abrangência da publicidade contemporânea é apresentada em diferentes conceitos teóricos relevantes aos trabalhos do Opetic:
- PUBLICIDADE EXPANDIDA (BURROWS; RETT, 2016)
- HIPERPUBLICIDADE (PEREZ; BARBOSA, 2007)
- PROMOCIONALIDADE (CASTRO, 2010)
- PUBLICIDADE HÍBRIDA (COVALEKSI, 2010)
- PUBLICIZAÇÃO (CASAQUI, 2011)
- CIBERPUBLICIDADE (ATEM; OLIVEIRA; AZEVEDO, 2014)
CONSUMO

Qual a relação entre Publicidade e Consumo?
No Opetic, compreendemos que consumo não se refere apenas a bens materiais, mas também a um conjunto de fatores sociais e culturais que produz sentido. Ou seja, o significado de um produto não depende necessariamente de sua funcionalidade, mas de ideias, valores e concepções nele envolvidos.
O consumo é um processo comunicativo. Por meio de trocas materiais e simbólicas entre os indivíduos, as relações de consumo são formas de sociabilidade e espaço privilegiado para formação dos sentidos sociais (Canclini, 1993). Em outras palavras: consumir é (se) comunicar.
A Publicidade, como mediadora do consumo, acentua ainda mais esse caráter comunicacional. Os conteúdos persuasivos publicizam (Casaqui, 2012) significados sobre valores, sonhos, comportamentos, condutas, estilos de vida, princípios morais, normas, maneiras de ser, de se relacionar, de consumir e fazer circular informação.
ÉTICA/MORAL

E a Ética na relação Publicidade e Consumo?
O consumo e a publicidade têm como pano de fundo a interação social entre os indivíduos, o que nos obriga a pensá-los sob as perspectivas da ética e da moral.
Promover a socialização entre os indivíduos é um processo. Aprender e/ou compartilhar o que se vive, experimentar diferentes escolhas e gostos, revelar valores e princípios são apenas algumas formas de vivenciá-lo.
Qualquer proposição que se faça e que interfira na vida em comum, mesmo em momentos efêmeros e não contínuos, requer pensar no que se produzirá em relação ao outro – seja conhecido ou desconhecido – por meio de relações diretas ou indiretas, pessoais ou impessoais, individuais ou coletivas.
Consideramos a condição mediadora que cada pessoa exerce no meio em que vive, como afeta o outro e como é afetada, no âmbito físico, subjetivo e emocional.
Por meio da Ética, refletimos sobre como a circulação, o consumo e a (re)produção de sentidos afetam os indivíduos e como estimulam que estes se afetem mutuamente.
Como a ética e a moral contribuem em nossos estudos?
No Opetic, nosso foco é investigar a ética na perspectiva do estudo do comportamento moral dos indivíduos e das organizações na sociedade.
Nosso cenário de investigação é a publicidade, tanto como atividade (em seu processo produtivo) quanto produto que origina (anúncios, campanhas, conteúdos, marcas).
Seguimos as orientações de Drumwright e Murphy (2009), para quem a ética publicitária envolve questões que podem ser agrupadas em duas grandes áreas indissociáveis:
- Mensagem: criação e disseminação
- Negócio publicitário: organizações e profissionais que lidam com os processos de gestão da atividade publicitária
Drumwright (2012) indica que o comportamento ético no trabalho publicitário deve ser estudado em três níveis (Multi-level theory):
NÍVEL MICRO
Analisa posturas morais dos profissionais envolvidos na atividade publicitária.
NÍVEL MESO
Investiga o clima ético e a cultura organizacional das corporações envolvidas na publicidade e sua relação com a sensibilidade moral dos publicitários.
NÍVEL MACRO
Estuda efeitos da publicidade na sociedade.
A ética no trabalho em publicidade envolve observar os parâmetros que orientam o processo de tomada de decisão, o qual inclui o planejar, criar, produzir e colocar em circulação o produto publicitário.
Sobre a ética nos produtos da publicidade, ou seja, conteúdos e mensagens em suas mais diferentes formas de expressão e formatos de veiculação, interessa-nos analisar questões morais e legais neles presentes. Dilemas que, de uma forma ou outra, envolvam seu consumidor, a concorrência, os demais pares do setor e a sociedade como um todo. Significa ponderar sua consonância com os benefícios para a vida em comum nos cenários em que se inserem.
PEDAGOGIA DO CONSUMO E LITERACIA

Nossa proposta sobre uma pedagogia do consumo e literacia
O papel de uma pedagogia do consumo é contribuir para a compreensão das estratégias e técnicas empregadas para fomentar o consumo, atentando, especialmente, para o viés ético que as envolve, uma vez que o cenário é de escassez de recursos naturais e desequilíbrio social.
O esboço de uma pedagogia do consumo no OPETIC consiste na educação para o consumo por meio da literacia, ofertando mecanismos que contribuem à reflexão crítica e à autonomia do consumidor diante de estratégias publicitárias e investigação junto aos profissionais sobre suas práticas e dilemas éticos envolvidos.
No Opetic pensamos a literacia como uma estratégia que envolve consumidores, estudantes e profissionais/empresas. Alguns de nossos objetivos são:
- colaborar para a formação crítica e autônoma nas relações de consumo e sobre os produtos midiáticos e esclarecer a respeito do uso de apelos persuasivos na narrativa de bens, serviços, marcas e conteúdos;
- fomentar a formação crítica e ética de estudantes, futuros profissionais, em disciplinas específicas dos cursos de Publicidade e Propaganda;
- investigar práticas dos profissionais, bem como das organizações em que atuam, e estimular nos profissionais o pensamento ético sobre implicações de suas estratégias junto a seus pares, aos consumidores e à sociedade.