SUCO DEL VALLE

De acordo com o Decreto 6871 de 04/06/2009, Art. 18. Suco ou sumo é a bebida não fermentada, não concentrada […] e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta madura e sã, ou parte do vegetal de origem, por processamento tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo.

Os “sucos” são oferecidos ao consumidor sob as formas de suco em pó, refresco, néctar e suco. A diferença na quantidade de frutas em cada um dos casos é a base da classificação adotada pelo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos e está representada na ilustração abaixo.

Bebida Adocicada Del Valle TP

A Bebida Adocicada Del Valle TP faz parte do segmento da marca Del Valle intitulado “para a lancheira do seu filho”, assim como o Del Valle Kapo e o Del Valle 100% Suco, como mostra a tela do site:

A publicidade desses sucos, que aparece no site no local onde mostra a figura a seguir, diz: “Del Valle tem uma linha completa de produtos deliciosos com todos os nutrientes e as vitaminas que seu filho precisa para crescer saudável sem deixar de se divertir. É claro!”

Será que a bebida Del Valle TP é mesmo uma boa opção para seu filho "crescer saudável"?

Do ponto de vista nutricional, a afirmação é questionável. Se for assim, o case é questionável também do ponto de vista da ética publicitária. A bebida Del Valle TP é ofertada em cinco sabores, como mostra abaixo.

O OPETIC analisou a bebida Del Valle Pêssego, procurando responder a questão:

Del Valle Pêssego: “Nutrientes e vitaminas que seu seu filho precisa para crescer saudável”?

Sempre é possível e importante analisar criticamente os alimentos que consumimos, como estamos
fazendo neste case do Del Valle Pêssego, sob o ponto de vista nutricional e publicitário.

O que mostram os Ingredientes e a Tabela Nutricional do Del Valle Pêssego?

O que podemos compreender a partir dessas duas informações – Ingredientes e Tabela Nutricional?

Se analisarmos os Ingredientes o Del Valle Pêssego parece ser bastante saudável, pois contém água, polpa de frutas, suco  concentrado de maçã, vitaminas e zinco. Porém, é preciso diferenciar a forma como preparamos um suco em casa e como a indústria produz um suco, transformando-o em um alimento ultraprocessado.

Veremos que o Del Valle Pêssego é um ultraprocessado, conforme a Classificação dos Alimentos adotada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira e pelo Guia alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos.

Quando preparamos um suco de frutas em casa, usamos as frutas, podendo acrescentar água. Não precisamos usar suco concentrado de frutas, aromatizantes, nem reguladores de acidez ou outros componentes químicos. Mesmo quando acrescentamos açúcar, o suco que preparamos é menos doce que os sucos industrializados e contém fibras.

Quando o suco é preparado pela indústria, as frutas passam por um processo, que envolve etapas muito complexas:

(1) a fruta, previamente descascada, é espremida por máquinas precisas, para separar a parte aquosa da parte sólida (rica em nutrientes), perdendo-se assim os nutrientes, as fibras e as vitaminas naturais das frutas;

(2) através de uma ultrafiltração são retiradas toda e qualquer partícula sólida que ainda tenha sobrado, como porções da casca, bagaço e boa parte da polpa, ricos em fibras, compostos aromáticos e muitos nutrientes;

(3) clarificação por centrifugação, que reduzirá ainda mais a quantidade final da polpa de fruta;

(4) evaporação da água, pela elevação da temperatura e pressão (vácuo);

(5) “ajuste da doçura”, através de várias misturas, avaliado através do famoso “grau brix”, que mede a quantidade de açúcar próprio da fruta/ 100g de fruta ou 100 ml de suco de fruta. A maioria dos sucos concentrados de maçã são comercializados com 70 graus brix para serem diluídos, ou seja 70 g de açúcar (1 grau brix equivale a 1g açúcar/100 g de fruta ou 100 ml suco). De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA MAPA No 01, DE 07-01-2000, o máximo permitido pela legislação para o suco concentrado de maçã ser comercializado são 13,5g de açúcar próprio da fruta/100ml.
Os sucos industrializados usam o suco concentrado de maçã como um aditivo. Este suco concentrado já é por si só um ultraprocessado e é utilizado para modificar o gosto e diminuir a quantidade de açúcar, que será acrescentada no final para tornar o suco palatável. Ao invés de acrescentar mais açúcar (glicose), adiciona-se o açúcar da maçã (frutose), mas que tem os mesmos efeitos nocivos para a saúde.

(6) tratamento térmico, para garantir segurança microbiológica, inibindo ou minimizando as transformações enzimáticas e assim reduzir a carga microbiana, que poderia deteriorar o produto.
Ao final de todos estes processos, todos os nutrientes e aromas das frutas são perdidos e só o açúcar natural das frutas permanece praticamente intacto e muito mais concentrado. Então, esse açúcar concentrado precisa ser diluído em água, que é o ingrediente presente em maior concentração no Del Valle Pêssego (V. Ingredientes do Del Valle Pêssego) e em todos as outras bebidas de frutas industrializadas.

Você pode ler mais sobre o assunto nesse link:

CARBOIDRATOS

Conforme a Tabela Nutricional, há 18g de carboidratos em 200ml do Del Valle Pêssego. Os carboidratos vêm do açúcar da fruta (frutose), concentrados durante o ultraprocessamento. Mas a frutose não foi suficiente para tornar o suco saboroso. Então, é necessário adicionar mais açúcar, sob a forma de glicose. Veja em Ingredientes que o açúcar é o terceiro ingrediente mais frequente, logo após a água e a polpa de pêssego. Não há diferença no nosso organismo entre frutose e glicose, quanto aos efeitos nocivos.

FIBRAS

A Tabela Nutricional informa que o Del Valle Pêssego não contém quantidade significativa de fibras.

Como não contém fibras, se o Del Valle Pêssego é feito de frutas? Justamente pelo processo que a fruta passa, em que há a separação entre a parte aquosa e a parte sólida. É na parte sólida que estão os nutrientes, as fibras e as vitaminas naturais das frutas. No suco industrializado, predomina a parte aquosa da fruta.

VITAMINAS

As vitaminas do rótulo são adicionadas. As vitaminas também estão na parte sólida da fruta, desprezada pelo processo industrial que a fruta passa.

Uma alimentação saudável e variada é suficiente para que crianças e adultos saudáveis recebam todas as vitaminas e o zinco necessário. Não é preciso consumir sucos industrializados para suplementar vitaminas e zinco.

ADITIVOS

Suco concentrado de maçã: é um aditivo cosmético, um realçador de sabor, precisa ser empregado para tornar o produto final mais palatável ou hiperpalatável, isto é, com um gosto mais agradável, fornecendo odor e sabor característicos e, assim, realçando o sabor, tornando a bebida na qual é adicionado, em alguns casos, viciante.

Ácido cítrico: é um aroma natural e um regulador de acidez, que na bebida industrializada tem dupla função: dar um sabor ácido e refrescante e regular o pH, funcionando como um conservante, que prolonga a vida do produto na prateleira.

Do ponto de vista nutricional, o Del Valle Pêssego é um ultraprocessado, que não contém frutas, fibras, nutrientes ou vitaminas naturais. É apenas um concentrado de água e açúcar, ao qual são adicionadas vitaminas.

E a ética publicitária, o que nos leva a pensar

sobre a publicidade da bebida Del Valle Pêssego?

A linha de bebidas adocicadas da Del Valle que estamos analisando, denominada “Para a lancheira do seu filho”, se caracteriza a partir da descrição: “Del Valle tem uma linha completa de produtos deliciosos com todos os nutrientes e as vitaminas que seu filho precisa para crescer saudável sem deixar de se divertir. É claro!”

Essa abordagem publicitária dirige a comunicação da marca diretamente aos pais, sugerindo que são produtos que podem ser consumidos pelos seus filhos em lanches diários, já que a ideia é colocar os produtos na “lancheira”.

A análise nutricional nos mostra que a bebida não é uma boa opção para seu filho “crescer saudável” e, assim, não deve ser consumida de forma constante, nos lanches diários.

O Anexo “H” número 4, do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) diz que a publicidade de bebidas “deve abster-se de gerar confusão quanto: à qualidade, natureza e tipo de produto”. A publicidade do Del Valle Pêssego, que você pode conferir no site nacional da Coca-cola, pode gerar confusão, levando pais e responsáveis a compreenderem erroneamente o uso que se pode fazer do produto, quando:

– sugere que a bebida adocicada Del Valle Pêssego tem “todos os nutrientes e as vitaminas que seu filho precisa para crescer saudável”; – diz que a bebida adocicada Del Valle Pêssego é “para a lancheira do seu filho”; – oferece as embalagens em unidades individuais de 200ml, próprias para serem levadas como lanche; – estampa as embalagens com frutas, estimulando a compreender que são a essência do produto. [ site da Del Valle, 2020. Acessado em 27/05/20]

Com essa abordagem, a Del Valle sugere aos pais que cada caixinha da bebida é uma solução prática e saudável para ser consumida por inteira num lanche. A questão é que o conteúdo da bebida não traz a fruta pura, como sugere a embalagem, ao contrário, retira da fruta seus nutrientes em função do processamento que as frutas sofrem, e contém 18g de açúcar, enquanto o recomendado é de no máximo 25g/dia para crianças maiores de 2 anos, adolescentes e mulheres adultas; para homens adultos, 36g/dia. Veja a Tabela “Quantidade de açúcar recomendada por faixa etária pela American Heart Association/por dia” (cliqueno link a seguir). Por esses motivos, a bebida não é recomendável como uma escolha adequada, que contém “todos os nutrientes e as vitaminas que seu filho precisa para crescer saudável”, sem riscos à saúde.

Você precisa conhecer as Recomendações sobre o consumo de frutas e sucos naturais e industrializados para a saúde. Clique Aqui!