Pesquisar nos permite estabelecer uma conexão com o mundo real, com a profissão, com as relações e o ambiente de trabalho e com o conteúdo publicitário.
Na pesquisa, interagimos com cidadãos, consumidores, profissionais, docentes, discentes e outros pesquisadores, a fim de investigar questões éticas e dilemas morais envolvidos na atividade publicitária, que os afetam em diferentes instâncias.
A pesquisa é fundamental para nossas atividades de ensino e de extensão. Está inserida nas práticas de formação e investigação acadêmicas e em estratégias didáticas em sala de aula. Além, é claro, de fazer parte de projetos de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses.
No Opetic, as atividades de pesquisa são desenvolvidas por docentes-pesquisadores em conjunto com estudantes de pós-graduação e de graduação. Para os estudantes é um período para se familiarizarem com a pesquisa científica e seus processos, que envolvem:
Esses são os objetivos das nossas pesquisas:
Para observar o comportamento ético de profissionais de publicidade no processo de tomada de decisão, criamos nosso protocolo multimetodológico. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental combinadas com a pesquisa de campo, executada em três etapas: